Projeto Educação Garantida revela perfil socioeconômico de famílias beneficiadas

Projeto Educação Garantida revela perfil socioeconômico de famílias beneficiadas

Após visitas às escolas parceiras do Educação Garantida, chegou a vez do projeto, que conta com o patrocínio da XP Investimentos, realizar visitas domiciliares às famílias contempladas. Apenas em junho, 14 famílias dos municípios de Japeri e São João de Meriti, no Rio de Janeiro, receberam visitas da equipe do projeto, o qual o Instituto da Criança desenvolve.

Primeiramente é realizado um agendamento prévio com as famílias beneficiadas, informando sobre a necessidade de documentos atualizados e frisando que o responsável pelo aluno deverá receber a equipe em suas residências. Posteriormente, a Assistente Social do projeto leva uma foto do formulário preenchido a fim de comparar dados obtidos na visita. Assim, a profissional aplica o formulário e recolhe os documentos dos pais. Então, após feita a coleta dos dados, é verificada a providência a ser tomada.

A pesquisa revela que das 14 residências visitadas, 43% informa que a economia da bolsa trouxe melhorias na alimentação da casa. O mesmo percentual diz respeito aos que não possuem presença paterna. Além disso, 64% das famílias recebem algum tipo de benefício, como bolsa família, aposentadoria ou pensão alimentícia. Vale destacar que 159 residências ainda serão visitadas até dezembro de 2019.

De acordo com Jaqueline Machado, mãe do aluno Jean Carlos de Oliveira, do Centro Educacional Lopes Videira, o projeto é de suma importância em sua vida: “Graças ao Projeto Educação Garantida, tenho a possibilidade de dar continuidade aos acompanhamentos com psicólogo e neurologista para o Jean Carlos, além de comprar os remédios necessários para o tratamento de  TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – e contra convulsões“, revela.

Já a aluna Flávia Ponte, do Colégio São Lucas, afirma que seus pais não podiam mais pagar os estudos: “Estou muito feliz por estudar ao lado dos meus colegas, professores e todos que trabalham nessa escola que eu adoro“, destaca a jovem.

Na foto: a Assistente Social Beatriz Tavares visita uma das famílias beneficiadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *