Projeto Educação Garantida realiza visitas domiciliares on-line com famílias contempladas

Projeto Educação Garantida realiza visitas domiciliares on-line com famílias contempladas

Enquanto as aulas presenciais não retornam, no Rio de Janeiro e em São Paulo, paralisadas devido à pandemia da Covid-19, o Projeto Educação Garantida aplica um questionário às famílias contempladas por meio de uma videoconferência. Entre abril e junho deste ano, 44 famílias do Rio de Janeiro e 23 de São Paulo receberam visita remota da equipe do projeto patrocinado pela XP Investimentos. Serão visitadas, ao total, 168 famílias, correspondente a 28% dos alunos.

A equipe realiza agendamento prévio com as famílias beneficiadas para a atualização de documentos e da renda familiar. Após a coleta de dados, é necessário enviar foto do responsável com a criança para registro. Por conta da pandemia, também é aplicado um questionário abordando o cenário das famílias. “Na maioria das casas teve redução de renda ou suspensão de salário durante esse período do coronavírus”, destaca Beatriz Tavares, assistente social do projeto. A coleta de dados revelou que 69% dos alunos, que receberam visitas utilizam apenas o celular como dispositivo par assistir aulas on-line. Apenas dois lares possuem celular e computador. Além disso, 45% das casas possui, pelo menos, um responsável desempregado e recebendo auxílio emergencial do governo.

Desenvolvido pelo Instituto da Criança, o Educação Garantida beneficia crianças do Ensino Fundamental I em 22 municípios do RJ e SP, cujas famílias estejam em dificuldade financeira a fim de evitar a evasão escolar privada, oferecendo bolsas de estudos integrais. Entre 2018 e 2020, quase 27 mil bolsas foram patrocinadas.

Foto: uma das famílias contempladas participa de conferência junto a Beatriz Tavares, Assistente Social do Projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *