Projeto Educação Garantida gera impacto social nas famílias contempladas

Projeto Educação Garantida gera impacto social nas famílias contempladas

O Projeto Educação Garantida, patrocinado pela XP Investimentos, fechou seu segundo ano patrocinando mais de 10 mil mensalidades para crianças de 6 a 11 anos, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, abrangendo 22 municípios e uma rede de 55 escolas.

Desenvolvido pelo Instituto da Criança, o projeto é acompanhado e avaliado mensalmente com base em indicadores de resultados e de processos. Além desta avaliação são realizadas visitas presenciais em todas as 55 escolas que compõem a rede e também visitas domiciliares para cerca de 25% das famílias e bolsistas que deram subsídios para avaliações mais qualitativas quantos aos impactos do projeto. Nelas foram mapeadas as três dimensões do investimento social, gerando resultados positivos para a escola, para o aluno bolsista e para a família.

Foram diversos os impactos mapeados. As escolas passaram a contar com o pagamento pontual das mensalidades, refletindo em investimentos na sua estrutura física e pedagógica. O aluno, público-alvo prioritário do projeto, tem uma educação de qualidade garantida e também a manutenção de seus vínculos com a comunidade escolar,. Já a família,  além de se beneficiar pela garantia da educação de qualidade para o(a) seu(ua) filho(a), também orienta o recurso financeiro, antes pago à escola, para a qualidade de vida familiar.

Para Paloma de Oliveira Gomes, mãe do bolsista Kauê Ricardo Souza, do Colégio Santa Rita de Cássia, de São Paulo, o projeto foi fundamental para reformar a casa: “Não tinha piso nem portas quando mudamos. Conseguimos reformar o quarto do Kauê e da irmã, compramos televisão e computador pra eles. Além disso, com a economia do dinheiro conseguimos ter mais lazer e também negociamos o débito que tínhamos na escola com algumas parcelas em atraso”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *